COMUNICAÇÃO DO III ENCONTRO REGIONAL 2018 (Lisboa)

Exma. Associada.

As melhores saudações.

Conforme estava agendada, realizou-se, no passado dia 26 de Abril e em Lisboa, a reunião da Direção da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde com as Associadas da região da Grande Lisboa e da região Sul.

Estiveram representadas as seguintes Associadas:

Associação Ser Une

Amara – Associação pela Dignidade na Vida e na Morte

Liga dos Amigos do Hospital de S. Francisco Xavier

Liga dos Amigos do Hospital Espírito Santo – Évora

Liga dos Amigos do Hospital de Vila Franca de Xira

Associação de Voluntariado Elos de Esperança – Portimão

Liga dos Amigos do Hospital de Cascais

Liga dos Amigos do Hospital Egas Moniz ( anfitriã ).

A Direção da FNVS esteve representada pelo seu Presidente, pelo Vice Presidente Luis Viegas e pelos Vogais Carlos Braga, Mário Vieira e Rev. João Pedro Ferreira.

Manifestou impossibilidade de última hora para estar presente a Liga dos Amigos do Hospital S. António dos Capuchos e a Associação Portuguesa de Reiki, tendo confirmado a presença, não se fez representar, por qualquer impedimento.

Depois de uma calorosa receção, foram iniciados os trabalhos, já com a presença da Exma. Senhora Diretora Executiva do Hospital de Egas Moniz e da Senhora Presidente da Liga do mesmo Hospital, que, no uso da palavra, se regozijou com a presença de todos e manifestou total disponibilidade para eventos onde se incremente o bom nome do Voluntariado. De seguida o Presidente da Direção da FNVS agradeceu à Liga a disponibilidade e a generosidade para tornar possível o evento e ao Hospital o apoio relevante e visível que presta a tudo o que esteja relacionado com o Voluntariado em Saúde. Seguidamente a Senhora Diretora Executiva deu as boas vindas e enfatizou a importância do Voluntariado na organização hospitalar e no que ele representa na humanização dos Serviços de Saúde.

Já em ambiente mais informal, mas fraterno, aberto e de compromisso, o Presidente da Direção da FNVS disse da satisfação com a presença de todos, da calorosa receção e dos propósitos a atingir: apresentação da estratégia da Direção da FNVS, falar da Formação de Voluntários, dos Seguros de Responsabilidade Civil no desempenho de Voluntariado, da Participação em Eventos das Associadas, do X Encontro Nacional de Voluntariado em Saúde, da Cooperação com Organizações de Voluntariado Estrangeiras que dá os primeiros passos e da necessidade da existência de canais privilegiados de comunicação entre cada Associada e a Direção da FNVS.

Transparência, boas contas, proatividade, compromisso, disponibilidade e cooperação são as linhas estratégicas da Direção. No que respeita à formação dos Voluntários em Saúde foram relatadas as boas práticas  das Associadas presentes, que a Federação quer divulgar e disponibilizar a todas as Associadas que tenham necessidades identificadas nesta área. Investir na Formação de Voluntários em áreas que ultrapassam a Formação básica e genérica do Voluntário é uma aposta da Federação, como o sejam os “ Direitos e Deveres dos Cidadãos “, “ Mobilização de Cargas “, Formação em Cuidados Continuados e Paliativos “ e  “ Lidar com o a Morte e com o Luto “. Neste ponto foram dados importantes contributos para que encontrem oportunidades de Formação na vertente dos Cuidados Continuados e Paliativos, com todas as especificidades que eles comportam e que a FNVS vai tentar estruturar e, posteriormente, dar a conhecer às Associadas.

Não sendo, de todo, a opinião generalizada das Ligas e Associações presentes, foi referida a dificuldade de boa convivência e de real colaboração de uma Administração Hospitalar com a Liga dos Amigos desse Hospital. A FNVS disse da sua inteira disponibilidade para promover e participar numa reunião com ambas as organizações, no sentido de identificar o problema e de tentar resolvê-lo.

As diferentes áreas de intervenção e de competências que caracterizam algumas das Associadas foi tema de grande troca de impressões entre os presentes, onde foi relevado o respeito pelas diferenças de missão e de ação, mas resultou da discussão a oportunidade de complementaridade entre as várias Organizações. A FNVS propôs-se identificar e divulgar as áreas de competência e as atividades que possam ser replicáveis nas áreas de intervenção das Ligas de Amigos e Associações de Voluntários.

Foi abordada a problemática dos Seguros de Acidentes pessoais e de responsabilidade Civil, tendo ficado claro o apoio que a FNVS tem competência para disponibilizar às Associadas.

Foi declarado o interesse da Federação em participar em todos os Eventos levados a cabo pelas Associadas, estando garantido que a Direção se desdobrará, em honra e disponibilidade, para estar presente sempre que convidada, pelo que se insistiu na necessidade da existência de uma rede de contactos que facilitem a comunicação entre a Federação e cada Associada.

Porque o Encontro Nacional de Voluntariado em Saúde é um marco importante na programação anual da Federação e porque se pretende espelhar nele a dignidade e a importância do Voluntariado, ficou decidido que o X Encontro se vai realizar no dia 20 de Outubro em Barcelos, tendo como temas a tratar e discutir a “ Voluntariado em Cuidados Continuados e Paliativos “ e o “ Programo de Literacia em Saúde “ que se desenvolve atualmente em sede do Ministério da Saúde. Neste ponto foi ainda informado que o Encontro Nacional de 2019 estava já atribuído a Aveiro, tendo havido Ligas que manifestaram o desejo de o realizar também, porque coincidente com datas importantes, ao que o Presidente da Direção respondeu que a proposta para a realização do Evento chegava sempre da parte das Ligas. Tendo por base o lamento de que estes Eventos nunca eram realizados na região Sul do País, ficou o compromisso de contactar a Liga de Aveiro para saber da possibilidade de se realizar em Portimão o Encontro de 2019.

Foi informado pelo Presidente da possibilidade de um grupo de Voluntários portugueses visitarem uma Organização espanhola de Voluntariado em Saúde, tendo em vista a troca de saberes e de competências e que estará já programado.

Porque não se pretendia prolongar a reunião para além das 17 horas, de modo a que o regresso pudesse ser feito com o conforto e a segurança da luz do dia, interromperam-se os trabalhos e disfrutámos de um muito simpático e retemperador lanche providenciado, generosamente, pela Liga dos Amigos do Hospital Egas Moniz, durante o qual foi muito gratificante o diálogo entre todos os presentes.

Não tendo a intenção de ser uma ata da reunião, pretendeu-se, tão somente, transmitir a relevância dos temas tratados e a dimensão das orientações e decisões tomadas, realçando a importância e a oportunidade de reuniões deste cariz.

Carlos Pinto Ribeiro

Presidente da Direção

26 de Abril de 2018




Início 26-04-2018 às 15:00
Fim 26-04-2018 às 17:00
Local HOSPITAL EGAS MONIZ - LISBOA
Preço Sócios 0,00 €
Preço não Sócios 0,00 €

Categorias

CIDADANIA
GERAL
PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO
QUALIFICAÇÃO E FORMAÇÃO
RECREIO E LAZER
VOLUNTARIADO
Todas