A NOSSA HiSTÓRIA

A Origem:

Considera-se que num primeiro tempo, a origem da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde – FNVS, se pode situar em maio de 1992, aquando da realização em Lisboa, de um Encontro de Ligas de Amigos de Voluntariado Hospitalar, promovido e convocado pela então Direção-geral dos Hospitais / Ministério da Saúde.

Num segundo tempo, em 2003, quando cerca de 30 Organizações de Voluntariado em Saúde se reúnem a 19 de julho no Porto e a 28 de novembro em Fátima, onde é registada a afirmação de que “o Voluntariado em Saúde não está representado na Comissão de Saúde / Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, porque não se encontra organizado em uma Federação” e se dão os primeiros passos no sentido da formalização da ideia em Personalidade Jurídica, com o envolvimento e a liderança da presidência da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde e da Responsável do Departamento do Voluntariado em Saúde da mesma Comissão, Dra. Maria Teresa Salgado de Morais, simultaneamente, presidente da Associação do Voluntariado do Hospital de S. João – Porto.

Num terceiro tempo, em 2005 e 2006, quando na Comissão para o Voluntariado no Domínio da Saúde / Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, é evidenciada a importância da representatividade do setor do Voluntariado Hospitalar na dita Comissão, e em que a presença do referido setor do Voluntariado Hospitalar naquela, por escolha, era assegurada pela, já citada, Dra. Maria Teresa Salgado de Morais, e por quem a secundou na presidência da Associação do Voluntariado do Hospital de S. João – Porto. Foram também neste período, aprovados naquela Comissão e por unanimidade, os Estatutos da Federação, e entregue a liderança do processo em ordem à legalização, à já referida Associação do Voluntariado do Hospital de S. João – Porto, que conduziu, até 2007, à inscrição no Registo Nacional das Pessoas Coletivas, à celebração da Escritura de Constituição, e à formação da Comissão Instaladora.

Criação:

Vinte e um de maio de 2007, data da celebração da escritura de constituição,  sendo fundadores, a AVHJoão - Porto, a LAHCascais, a LAHSTirso, a LAHDChaves, a AVHSJDFamalicão, a AHCMPia - Porto, a LACHGaia, a LAHEspinho, a LAHOvar, a LAHSAntónio - Porto e a AVASOCIAL - Entroncamento. O  pedido de admissão da denominação, havia sido apresentado no Registo Nacional das Pessoas Coletivas, a 14 de fevereiro imediatamente anterior; e os Estatutos publicados na edição do Diário da República – 2.ª Série – N.º 245 de 20 de dezembro do mesmo ano.

Missão:

A Federação Nacional de Voluntariado em Saúde – FNVS, tem a missão de integrar, representar, promover o quadro de valores comuns, preservar a identidade e o voluntariado, e defender os interesses, das Organizações Promotoras de Voluntariado em Saúde e das Organizações Representativas de Voluntários do Campo da Saúde, suas associadas, com domicílio fiscal em Portugal; e desenvolver e alargar a base de apoio social no que concerne à mobilização para o Voluntariado em Saúde e à melhoria dos serviços que se prestam aos beneficiários, com envolvência da comunidade.

Atualidade:

A 21 de maio de 2013, a FNVS integra 46 Organizações de Voluntariado e de Voluntários do Campo da Saúde, (correspondendo a cerca de 54.410 membros e 9.840 voluntários de ação direta), estabelecidas em todos os distritos de Portugal continental, menos um, e na Região Autónoma dos Açores.

A FNVS presta às associadas, os Serviços de Consultoria Jurídica, em Contabilidade e Fiscalidade, e em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, Serviços de Seguros de Acidentes Pessoais para Voluntários, para Dirigentes Voluntários e para participantes de Atividades; e ministra Ações de Formação para qualificação de voluntários e de gestores de voluntariado, tendo para o efeito, uma Bolsa de Formadores, constituída.

A APVS – Agência Portuguesa para o Voluntariado em Saúde, é um serviço da FNVS para a relação com os cidadãos e com as instituições que funciona on-line, e permite a obtenção de informação, a realização de candidaturas, a consultoria, a inscrição em atividades e a obtenção de produtos.

A FNVS ter parcerias firmadas com Entidades públicas e privadas que permitem a realização dos objetivos da Organização e das suas associadas e seus membros.


A 6 de abril de 2017
, no ato eleitoral, realizado na sede da associada Associação do Hospital de Crianças Maria Pia, Rua da Boavista, 863, Porto, das 10 às 20 horas, foram eleitos os Órgãos Sociais da FNVS, para o triénio 2017/2020.

A direção eleita tomou posse no dia 20 de Abril de 2017.
A 14 de Outubro de 2017 a FNVS realizou, na Cidade de Viseu, o IX ENCONTRO NACIONAL DO VOLUNTARIADO EM SAÚDE.

A 23 de Outubro de 2017 , por correio eletrónico, o presidente da direção, Dr. João Pereira, eleito a 6 de abril, com tomada de posse a 20 de abril, dá conhecimento às Associadas, da comunicação da sua demissão,
 enviada ao Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Sr. Enfº Fernando Marques.

A partir de 23 de outubro , os restantes membros da direção, sob as orientações do seu Vice-presidente, Dr. Carlos Pinto Ribeiro, assumiram a gestão provisória da Federação até ao dia 11 de janeiro de 2018, data da tomada de posse dos novos Órgãos Sociais.

Em 28 de dezembro de 2017 , realizaram-se novas as eleições para a eleição dos órgãos Sociais 2018/2020 da FNVS.

No dia 11 de janeiro de 2018 , no Auditório do Hospital de Crianças Maria Pia (Rua da Boavista, Nº 863 – Porto), realizou-se a Assembleia Geral e tomada de posse dos novos Órgãos Sociais para o Triénio 2018/2020, eleitos do ato eleitoral realizado a 28 de dezembro de 2017, sob o lema “UM NOVO RUMO E CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CAPACIDADE DE INTERVENÇÃO 2018/2020”.

A convite da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar da Cova da Beira, na Covilhã, no dia 2 de fevereiro, nas comemorações dos 20 Anos do Voluntariado Hospitalar e X Encontro de Voluntários do CHCB, embora não sendo associadas da Federação, mas atendendo ao convite, a FNVS fez-se representar pelo seu Vice-presidente, Luís Viegas.

Por convite da Liga de Amigos do Hospital de Lamego, a Federação Nacional do Voluntariado em Saúde, representada pelo seu vice-presidente, Luís Viegas, esteve presente nas comemorações do 26º Aniversário e no Concerto Solidário da Liga de Amigos do Hospital de Lamego.

Uma noite em que o Voluntariado saiu dignificado. Foi o público reconhecimento da sociedade civil à Liga de Amigos pelo seu trabalho abnegado muito bem retratado numa curta-metragem exibida. Presentes as autoridades civis, militares e religiosas do concelho.

Por solicitação da Associação de Voluntariado Elos de Esperança, de Portimão, que anualmente promovem uma viagem com os seus Voluntários, teceu contactos do Voluntariado em Espanha, a fim, da Associação de Voluntariado Elos de Esperança, de preparar a deslocação para uma Associação homologa em Madrid, que se disponibilizou, pronta e amavelmente, a receber os Voluntários de Portimão e com eles fazer uma visita guiada nas Instituições onde praticam o Voluntariado e partilhar experiências e realidades

A 13 de junho , a convite da Liga dos Amigos do Hospital de Tomar, a Federação Nacional do Voluntariado em Saúde, na pessoa do seu Presidente, Dr. Carlos Pinto Ribeiro, participou no evento comemorativo do 13º. Aniversário da Liga dos Amigos do Hospital de Tomar, onde foi informado sobre a relevante atividade da Liga dos Amigos do Hospital de Tomar, nomeadamente, de todas as iniciativas que promovem junto dos Doentes, mas também na doação de vários equipamentos ao Hospital.

No âmbito do plano de atividades , para 2018, aprovado se sede de reunião da Direção FNVS e apresentado na Assembleia Geral de 11 de Janeiro de 2018, e em conformidade com o agendamento previsto, realizou-se:
1º Encontro Regional:

No dia 7 de Março e em Barcelos, com a Associação de Voluntários do Hospital de Santa Maria Maior os Corpos Sociais da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde reuniu-se com as Associadas da região Norte.

A apresentação da estratégia da Direção da FNVS, a Formação de Voluntários, os Protocolos de Seguros de Acidentes Pessoais no desempenho de Voluntariado, a Participação em Eventos das Associadas, o X Encontro Nacional de Voluntariado em Saúde e a Cooperação com Organizações de Voluntariado Nacionais e Estrangeiras foram os temas abordados;
2º Encontro Regional:

No dia 5 de Abril, em Coimbra, Corpos Sociais da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde com a colaboração da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra reuniu-se com as Associadas da região Centro, para conversar sobre a nova estratégia da Federação, sobre o desejável bom relacionamento interinstitucional, sobre Seguros de Voluntários e sobre a Formação em Voluntariado, de entre outros assuntos que sejam postos em discussão, ao qual foi designado por “II Encontro Regional”;
3º Encontro Regional.

A Federação Nacional de Voluntariado em Saúde, no cumprimento do seu Plano de Atividades para 2018, realizou em Lisboa, no Auditório do hospital de Egas Moniz e no dia 26 de Abril, a programada reunião com as Associadas da Grande Lisboa e da região Sul.

A reunião decorreu num ambiente de grande abertura e foi possível identificar e perceber diferentes missões e ações entre as Associadas presentes, de que resultou a oportunidade de avaliação da possibilidade de maximizar a complementaridade entre todas.

Foram relatadas experiências relevantes e de sucesso promovidas por Associadas presentes, nomeadamente na área da Formação de Voluntários e na relação com os doentes.

No âmbito do plano de atividades , para 2018, aprovado se sede de reunião da Direção FNVS e apresentado na Assembleia Geral de 11 de Janeiro de 2018, e em conformidade com o agendamento previsto, no dia 20 de outubro realizou-se o X Encontro Nacional de Voluntariado em Saúde, para Barcelos.

No âmbito das organizações dos futuros Encontros Nacionais , devido à preparação da sua logística entendeu a Direção da FNVS aceitar duas propostas de realização:

Para 2019 a organização , por razões de festividade de aniversário, a FEVS entregou a realização à Liga dos Amigos do Hospital de Aveiro.  

Para 2020
, pelas mesmas razões anteriores, a Federação entregou a organização à Associação
Elos de Esperança de Portimão.