O que fazemos e porque fazemos

A Federação Nacional de Voluntariado em Saúde (FNVS) existe formal e oficialmente desde vinte e um de Maio de 2007, data da celebração da escritura de constituição,  sendo fundadores, a AVHJoão - Porto, a LAHCascais, a LAHSTirso, a LAHDChaves, a AVHSJDFamalicão, a AHCMPia - Porto, a LACHGaia, a LAHEspinho, a LAHOvar, a LAHSAntónio - Porto e a AVASOCIAL – Entroncamento e, presentemente, representa meia centena de Associadas.

A FNVS  tem a missão de integrar, representar, preservar e promover a identidade e o quadro de valores do Voluntariado e defender os interesses das Organizações Promotoras de Voluntariado em Saúde e das Organizações Representativas de Voluntários do Campo da Saúde, suas Associadas com domicílio fiscal em Portugal e desenvolver e alargar a base de apoio social no que concerne à mobilização para o Voluntariado em Saúde e à melhoria dos serviços que se prestam aos beneficiários, com envolvência da comunidade, conforme resulta, com clareza, do Artigo 3º, alínea 1ª. dos Estatutos publicados na  edição do Diário da República – 2.ª Série – N.º 245 de 20 de Dezembro do ano de 2007.

Os Corpos Sociais, eleitos e empossados em Dezembro de 2017, têm-se focado em dois objetivos principais:

- Proximidade com as Associadas, quer estando presente em todas as ocasiões para que sejam convidados, quer participando na resolução de quaisquer dificuldades que as Associadas nos coloquem, nomeadamente, na área dos seguros, da formação e na busca e publicitação de boas práticas em Voluntariado.

- Promover uma Contabilidade com exigentes critérios de clareza e assertividade, organizada, documentada e passível de ser escrutinada a qualquer momento por quem quer que seja, interna e externamente à Federação.

Integrado no papel aglutinador da FNVS, tem esta Direção promovido a realização anual do Encontro Nacional de Voluntariado em Saúde, com um número crescente de Voluntários, assinalando-se que no último estiveram presentes mais de 440 pessoas e, em 2019, inovou com a realização de uma outra reunião a nível nacional (Maio de 2019 em Vila Nova de Gaia), onde estiveram representadas trinta Associadas e onde foram discutidos temas relacionados com a gestão, a formação e a avaliação do Voluntariado em Saúde.

Neste último ano do triénio para que fomos mandatados, vamos manter toda a atenção nas necessidades do Voluntariado em Saúde, em geral e nas Associadas, em particular. A Bolsa de Formadores promovida pela FNVS, o apoio à Formação do desempenho do Voluntário e à Gestão do Voluntariado, a procura de melhores condições para o Seguro contra Acidentes no desempenho da atividade e o alargar do número de Associadas, integrando novas Organizações da área do Voluntariado em Saúde são objetivos que perseguiremos com afinco e determinação.