4.º ENCONTRO NACIONAL - Conclusões


OS VOLUNTÁRIOS DA SAÚDE

ENCONTRARAM-SE NO PORTO

Realizou-se ontem, 20 de  Outubro  de 2012, na Faculdade de Economia do Porto, o 4.º Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde, promovido pela Federação Nacional de Voluntariado em Saúde, organizado pela Associação do Voluntariado do Hospital de S. João e com a destacada colaboração da já referida Faculdade.

No evento estiveram presentes cerca de 300 voluntários do campo da saúde e do bem-estar, oriundos de várias regiões do país, bem como amigos e convidados pertencentes a Organizações congéneres e outras, nomeadamente o Senhor presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado.

Relacionados com os objectivos do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações, foram abordados diversos temas, nomeadamente o importante papel do voluntariado como opção ativa e solidária de envelhecimento, e a preferencial relação de ajuda no acompanhamento das pessoas idosas, na linha da autonomia e do respeito pela sua dignidade de pessoa humana.

Foram também abordados aspectos relativos à importância fulcral do exercício do voluntariado nas Unidades de Saúde, e à necessidade do seu incremento, não tanto recorrendo a muitos voluntários mas mais a voluntários bem preparados e formados, dotados de perfil adequado à função e devidamente avaliados nas suas competências operacionais, relacionais e humanas.

Ficou lançado o desafio à abertura do voluntariado, tradicionalmente hospitalar, às realidades das áreas da saúde primária, dos cuidados continuados e ao voluntariado de proximidade, relacionado com as presenças cada vez mais constatadas das pessoas idosas nos seus domicílios.

O 5.º Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde realizar-se-á em Maio do próximo ano – 2013 na cidade de Vila Nova de Famalicão. Os conteúdos temáticos continuarão a estar relacionados com o voluntariado para além das portas dos Hospitais e das outras Unidades de Saúde privilegiando a acção na comunidade.

Porto, 20 de outubro de 2011 - A Direção da FNVS


20 outubro 2012