Dia Mundial da Saúde


É DIA MUNDIAL DA SAÚDE!

Domingo, dia 7 de abril, por iniciativa da OMS - Organização Mundial da Saúde assinala-se desde 1948 e em todo o mundo, o Dia Mundial da Saúde. O seu objetivo geral é que os cidadãos tomem consciência sobre a importância da saúde nas suas vidas e no dia-a-dia; e alertar a população mundial sobre os principais problemas que a afetam.

Este ano, a OMS - Organização Mundial da Saúde sensibiliza no sentido da melhoria dos índices de sobrevivência. A hipertensão sem tratamento pode aumentar o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) ou insuficiência renal. Pode ainda causar cegueira, arritmia ou paragem cardíaca.

Tomar refeições com pouco sal, adotar hábitos equilibrados de alimentação, evitar excesso de álcool e de tabaco, praticar atividade física de forma regular e manter um peso saudável, são algumas medidas de prevenção que reduzem o risco de hipertensão.

A Federação Nacional de Voluntariado em Saúde comunga dos objetivos e das recomendações da OMS para este Dia e apela à necessidade cada vez mais urgente da adoção de estilos de vida saudável no sentido da da compreensão de que a saúde é um estado de completo bem-estar, biopsicossocial e espiritual, e não apenas a ausência de alguma enfermidade.

É aí, no contributo para o bem-estar global que os voluntários e as Organizações de Voluntariado do Campo de Saúde atuam com solicitude, com gratuidade, e com muito amor, no sentido da promoção da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e do planeta, de modo ativo e comprometido, quais cidadãos dotados de direitos e obrigações, mas e sobretudo, de muita dignidade.

Porto, 5 de abril de 2013

A Direção da  Federação Nacional de Voluntariado em Saúde


07 abril 2013