5.º ENCONTRO NACIONAL


5.º ENCONTRO NACIONAL

DO VOLUNTARIADO EM SAÚDE

  Realizou-se hoje, 25 de maio de 2013, na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão, o 5.º Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde, participado por cerca de 300 voluntários, convidados da área política e do poder local, de organizações da sociedade civil, da saúde e da vida académica, e muitos outros cidadãos e amigos do voluntariado que se realiza campo da saúde em Portugal.

O evento foi promovido pela Federação Nacional de Voluntariado em Saúde e organizado pela Associação de Voluntariado S. João de Deus – Vila Nova de Famalicão. Contou com o substancial apoio e colaboração do poder local e de entidades privadas.

Com base no tema geral “Saúde, cidadania, voluntariado e comunidade” ilustres oradores proferiram diversas e riquíssimas preleções, que muito satisfez e encantou os participantes.

Mais uma vez foi focada a importância da abertura dos voluntários e dos voluntariados organizados, à ação próxima e necessária, junto das pessoas que apesar de doentes ou carentes de qualidade de vida, se encontram nos seus domicílios ou em outros equipamentos sociais, que já não tradicionalmente os hospitais.

A Federação e as Organizações suas associadas devem cada vez mais ensaiar esse movimento de alargamento e de procura e ajuda à implementação de respostas em parceria, mais consentâneas com as cada vez mais, necessariamente transversais e globais. Devem também, em consequência, introduzir em si mesmas, alterações de planeamento e suporte organizativo mais de acordo com as novas realidades.

Todos avaliaram muito positivamente o evento. A entidade promotora e a entidade organizadora, agradecem a todos os cidadãos e entidades públicas e privadas, que quiseram e aceitaram contribuir para o êxito do evento.

O 6.º Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde, realizar-se-á no próximo ano – 2014, numa cidade a anunciar.  

Vila Nova de Famalicão, 25 de maio de 2013

A Federação Nacional de Voluntariado em Saúde

A Associação de Voluntariado S. João de Deus


28 maio 2013