Aniversário da FNVS


O VOLUNTARIADO EM SAÚDE,

HÁ SETE ANOS QUE TEM FEDERAÇÃO

Imagfffffffffffffem1.pngHá sete anos nascia na “Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto”, a Federação Nacional de Voluntariado em Saúde – FNVS. Estávamos a 21 de maio de 2007. Foram onze, as Organizações de Voluntariado no Campo da Saúde, que com coragem e determinação deram esse passo no sentido da organização deste setor de voluntariado, numa estrutura federativa.

A Federação Nacional de Voluntariado em Saúde, foi um sonho, foi uma expectativa, e foi uma necessidade que a princípio foi sentida e incitada, e que foi sempre querida, não já apenas por um pequeno punhado de Organizações e Serviços, mas rapidamente por algumas dezenas, uma grande parte das Organizações que atuam nas Unidades de Saúde do Serviço Nacional de Saúde.

A Federaça~o Nacional de Voluntariado em Sau´de tem a missa~o de integrar, representar, promover o quadro de valores comuns, preservar a identidade e o voluntariado, e defender os interesses, das Organizaço~es Promotoras de Voluntariado em Sau´de e das Organizaço~es Representativas de Volunta´rios do Campo da Sau´de, suas associadas, com domici´lio fiscal em Portugal; e desenvolver e alargar a base de apoio social no que concerne a` mobilizaça~o para o Voluntariado em Sau´de e a` melhoria dos serviços que se prestam aos bene f icia´rios, com envolve^ncia da comunidade.

Hoje, a FNVS integra 46 Organizações de Voluntariado e de Voluntários do Campo da Saúde, (envolvendo cerca de 54.410 cidadãos e 9.840 voluntários de ação direta), estabelecidas no vasto território nacional.

A FNVS presta às associadas, os Serviços de Consultoria Jurídica, em Contabilidade e Fiscalidade, e em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, Serviços de Seguros de Acidentes Pessoais para Voluntários, para Dirigentes Voluntários e para participantes de Atividades, e o Seguro de Responsabilidade Civil para Organizações. Soluções especialmente desenhadas para o setor. Ministra ainda Ações de Formação para qualificação de voluntários e de gestores de voluntariado, tendo para o efeito, uma Bolsa de Formadores, constituída. A FNVS tem parcerias f irmadas com Entidades públicas e privadas que permitem a realização dos seus objetivos, e os das suas associadas.

A Federação Nacional de Voluntariado em Saúde está a fazer caminho. Caminho com os voluntários e outros membros das suas associadas e com estas, caminho com outras Organizações que aceitem filiar-se ou colaborar, caminho com quem de boa vontade está empenhado na organização deste setor em particular, e em todos os âmbitos e contextos de ação voluntária ao serviço das pessoas, das comunidades e da sociedade, e na promoção e defesa do voluntariado.

A Direção da FNVS


28 abril 2014