II - ENCONTRO REGIONAL em COIMBRA


No dia 5 de Abril e como estava agendada, realizou-se no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra a reunião da Direção da Federação com as Associadas da região Centro.

Num primeiro momento protocolar a Senhora Presidente da Liga dos HUC deu as boas vindas, o Senhor Presidente da Direção da Federação agradeceu a presença de todos e o apoio logístico quer da Liga quer do Centro Hospitalar que tornou possível o evento e a Senhora Enfermeira Diretora do CHUC, em representação do Senhor Presidente do Conselho de Administração, relevou o papel importante, essencial e humanizador do Voluntariado em Saúde.

Já em ambiente de aproximação e de compromisso, o Presidente da Direção da FNVS fez uma breve apresentação dos principais pontos do Plano de Atividades para 2018, tendo daí resultado uma muito enriquecedora apresentação de como as dez Ligas presentes desenvolvem as suas atividades, nomeadamente, no que concerne à Formação dos Voluntários, às carteiras de Seguros de Acidentes Pessoais e aos apoios em equipamentos ou outros que disponibilizam às Instituições onde exercem a atividade de Voluntariado.

Foi interessante e desafiador ter-se constatado que há Ligas onde existe a chegada de candidatos jovens a Voluntários e outras que convivem com uma esmagadora maioria de Voluntários sénior e que não vivenciam a demanda de gente nova para o Voluntariado. É um desafio para todos nós identificar os motivos para tal desconformidade.

Reiterando o desiderato de trabalhar em total sintonia com as Associadas, o Presidente da Direção que estava toda presente na reunião, referiu-se ao X Encontro Nacional de Voluntariado em Saúde que vai realizar-se em Barcelos a 20 de Outubro próximo e às diligências que estão em curso para que consiga o intercâmbio de saberes e experiências com Associações de Voluntariado em Saúde internacionais.

Deu-se por finalizada a reunião a que se seguiu um retemperador lanche oferecido pela Liga anfitriã, que justificou novo agradecimento à Senhora Presidente da Liga e à sua Equipa.


07 abril 2018