X ENCONTRO NACIONAL 2018 - em BARCELOS


SESSÃO SOLENE

A Sessão Solene do X Encontro Nacional de Voluntariado me saúde decorreu num ambiente ao mesmo tempo festivo e intimista, o tema do Voluntariado em Saúde, obviamente, foi o foco das intervenções das personalidades presentes.

Assim, a Senhora Presidente da Associação de Voluntários do Hospital de Santa Maria Maior de Barcelos,

Linda Vasconcelos deu as boas vindas a todos os presentes no Auditório do Instituto de S. João de Deus, fez votos  para que todos se sentissem em casa e usufruíssem da cidade de Barcelos e, como recompensa para o enorme trabalho que foi tratar de toda a logística do X Encontro Nacional, desejou que, no final, todos tivessem dado por muito bem empregue o tempo despendido.

O Senhor Presidente da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde,
Dr. Carlos Pinto Ribeiro, cumprimentando as personalidades da Mesa, dirigiu os melhores votos para que o Programa do X Encontro fosse de encontro às espectativas dos Voluntários presentes e, de seguida, teceu algumas considerações sobre o Voluntariado em Saúde, tendo destacado a necessidade de compromisso, de fraternidade e de aproximação para se ser verdadeiro Voluntário.

A Senhora Vice Presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado,
  Dr. Susana Queiroga, regozijou-se com a significativa plateia do Evento e disse da satisfação da vitalidade do movimento Voluntário, exortando todos a fazerem mais e melhor pelo Voluntariado em todas as suas vertentes sociais. Disponibilizou, depois, um vídeo, que foi exibido aos presentes e onde o Senhor Presidente da sua Confederação disse da sua impossibilidade de estar presente no X Encontro e do quanto isso o entristecia. Referiu-se ao Voluntariado em Saúde como uma área de Voluntariado muito específica e onde, em cada gesto, existe compaixão.

Senhor representante da Autarquia de Barcelos,
Drº. Nuno Miguel Araújo Oliveira, em palavras simples, disse-nos que a cidade de Barcelos tem história e pergaminhos na área do Voluntariado e que a Câmara Municipal se revê e apoia todas as iniciativas que promovam, de qualquer modo, a ajuda social e a contribuição de cada um para o benefício de todos.

Sua Excelência D. Jorge Ortiga,
Reverendíssimo Arcebispo Primaz de Braga, dirigiu a sua palavra aos presentes, reforçando a ideia da fraternidade e do amor pelo próximo. Cuidar do nosso semelhante é uma tarefa que nos cumpre realizar em todo o percurso da nossa vida e o Voluntariado em saúde é a forma perfeita de o exprimir e realizar.

Por fim,

Senhor Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria Maior - Barcelos,

Dr. Joaquim Barbosa,

Usou da palavra para afirmar que o Voluntariado em Saúde no seu Hospital tem uma relevância significativa no funcionamento da Instituição, que é praticado por pessoas competentes, solidárias e presentes e que muito têm contribuído para a humanização do Hospital. Terminou afirmando que os doentes reconhecem mais proximidade e apoio nas Senhoras Voluntárias do Hospital do que em qualquer outro Prestador de Cuidados de Saúde, o que foi entendido por todos os presentes como um elogio ao trabalho Voluntário.


08 novembro 2018